Notícias de Política

Tudo sobre política no Brasil e no Mundo.

A Polícia em defesa da sociedade

Conflitos em torcedores e policiais em Estádios de Futebol.

Policiais fazendo segurança nas ruas

Policiais nas ruas dando segurança na cidade.

Treinamento de Policias

Policiais treinando em defesa da sociedade nas ruas.

Policiais sobrevoando nas ruas da cidade

Helicópteros da policia militar sobrevoando nas ruas da cidade.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bando ataca cidade de Pedra Branca e explode agência do Banco do Brasil

Um bando armado, entre 15 a 20 homens, atacou a cidade de Pedra Branca, na região Centro do Estado, explodiu a agência do Banco do Brasil e roubou vários malotes. Conforme informações de populares o ataque começou por volta da meia-noite desta quinta para sexta-feira. Os criminosos, utilizando capuzes, invadiram a cidade em automóveis camionetes e motocicletas, surpreendendo a Polícia e quem ainda se encontrava nas praças do Centro da cidade.

Alguns moradores que se encontravam na praça de São Sebastião, no entorno da Igreja Matriz foram tomados como reféns enquanto o bando agia. Logo depois foram efetuadas três explosões. Após o bando fugir, parte dele no sentido do distrito de Santa Cruz do Banabuiú, na zona rural daquele Município, e o restante no sentido de Mineirolândia, uma multidão invadiu a agência bancária. Equipes da Polícia Militar chegaram logo em seguida e retiraram os invasores. Houve necessidade de uma viatura permanecer no local.

Ainda conforme informações dos moradores uma camionete Hilux preta, um automóvel Golf de cor vermelha e pelo menos seis motocicletas foram utilizadas na fuga. Dois veículos pertencem a moradores, um deles é dentista na cidade. Equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá (BPM), de Boa Viagem, Milhã Mombaça, Senador Pompeu, Quixadá e Quixeramobim, juntamente com a equipe de Pedra Branca, cercaram a região a procura dos criminosos.
Sobre o ataque, o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM informou que foi praticado por cerca de 20 homens, armados com fuzis e escopeta calibre 12. O bando utilizou uma picape aberta, de cor escura, provavelmente uma Hilux, um carro tipo sedan de cor escura e um Golf de cor vermelha, com mais três motos de apoio, usadas para conter os policiais na Cadeia Pública e também no Destacamento da PM, que funciona no prédio da Polícia Civil.

Em breve mais informações e registros fotográficos do ataque ao Banco do Brasil de Pedra Branca.


Oab pede ao cnl que investiqgue Joaquim Barbosa

O documento aprovado por todos os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil, presidida por Marcus Vinícius Furtado Coelho, é ainda mais grave do que uma moção de repúdio a Joaquim Barbosa; a OAB, que liderou movimentos históricos, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, cobra do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a conduta do presidente do Supremo Tribunal Federal; estopim da crise foi a decisão de Barbosa de substituir o juiz responsável pela execução das penas dos condenados na Ação Penal 470; saiu Ademar Vasconcelos, entrou Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB no Distrito Federal; decisão responde a uma cobrança feita, nesta tarde, no 247, pelo criminalista e ex-presidente da entidade José Roberto Batochio

26 DE NOVEMBRO DE 2013

Acaba de ser aprovada, por unanimidade, pela Ordem dos Advogados do Brasil, uma decisão que ainda é ainda mais grave do que uma simples moção de repúdio ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. A OAB irá cobrar do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a troca do juiz responsável pela execução das penas do chamado "mensalão".

Após pressões de Joaquim Barbosa, repudiadas por juristas e advogados, o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Ademar Vasconcelos, foi substituído por Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB do Distrito Federal. A decisão fere direitos da magistratura e também dos réus.

A decisão causou espanto na magistratura. "Eu espero que não esteja havendo politização, porque não vamos permitir a quebra de um princípio fundamental, que é uma garantia do cidadão, do juiz natural, independentemente de quem seja o réu", afirmou João Ricardo dos Santos Costa, presidente eleito da Associação dos Magistrados do Brasil. Segundo o jurista Claudio Lembo, já existem razões objetivas para o impeachment de Joaquim Barbosa. Os juristas Dalmo de Abreu Dallari e Celso Bandeira de Mello publicaram um manifesto em que defendem uma reação do Supremo Tribunal Federal, para que a corte não se torne refém de seu presidente.

A OAB agiu em resposta a uma cobrança pública feita no início desta tarde por um ex-presidente da entidade, José Roberto Batochio, em reportagem publicada no 247.  "Se alguém pode trocar um juiz, porque acha que este será mais rigoroso com os réus, deveria também ser facultado aos réus o direito de escolher o juiz pelo qual querem ser julgados", disse Batochio.

Pela primeira vez na história, o Conselho Nacional de Justiça receberá um pedido de investigação contra um ato de seu próprio presidente, uma vez que Joaquim Barbosa, como chefe do STF, acumula também o comando do CNJ.


Fonte:SGA Notícias

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Avião proveniente do Rio sai da pista durante pouso em Buenos Aires

Um Embraer 190 da companhia Austral que vinha do Rio saiu da pista na manhã desta sexta-feira enquanto aterrissava no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 km de Buenos Aires, em meio à uma forte tempestade na região da capital argentina. Ninguém ficou ferido.

O voo AU 2255 levava 106 passageiros e quatro tripulantes, que saíram da aeronave pelos escorregadores infláveis de emergência. Após o pouso, a brigada de incêndio foi chamada por precaução, a fim de evitar que o aparelho entrasse em chamas.

Devido ao acidente, quatro voos que deveriam chegar a Ezeiza tiveram que ser desviados para outros aeroportos da região, sendo dois voos vindos do Brasil.

Tanto o voo 2265 da Austral, que decolou de Belo Horizonte, como o 1269 da Aerolíneas Argentinas, vindo de Brasília, desceram no Aeroparque Jorge Newbery, na capital argentina.

Não há informações de cancelamentos ou atrasos em outros voos saídos do Brasil para a Argentina.

Fonte: Folha.com 

PR: morre homem que teve 60% do corpo queimado por ex

Homem teve 60% do corpo queimado e chegou a ficar internado, mas não resistiu (Foto: Reprodução Rede Record)
Morreu na última quinta-feira (14) o homem que teve 60% do corpo queimado em Cornélio Procópio, no Paraná. A vítima, Claudecir Pacheco, de 45 anos, chegou a ficar alguns dias internado, mas não resistiu. A ex-mulher dele é suspeita de ter ateado fogo no homem.
 
Segundo a polícia, o casal tinha um filho e a suspeita não aceitava o fim do relacionamento. Ela teria se irritado ao descobrir que o homem estava com uma namorada nova e foi até a sapataria em que ele trabalha. Ela jogou tíner e depois uma vela que já estava acesa, segundo as investigações. Em seguida, fugiu em uma moto. O caso ocorreu na sexta-feira (8).
 
Na tarde do mesmo dia, depois buscas da polícia, Lilian se entregou acompanhada de um advogado. Ela disse que o fogo começou por acidente e que tentou apagar as chamas no rosto do ex-namorado.
 
A delegada Caroline Fernandez informou que ficou clara a tentativa de homicídio, crime pelo qual a mulher foi indiciada, e que ela passou por exames de corpo delito e foi encaminhada ao presídio feminino de Cornélio Procópio. Como a vítima morreu, ela deve responder por homicídio, mas a polícia ainda não confirmou.
 

Familiares da vítima contaram à polícia que a relação do casal foi marcada por brigas e desentendimentos. A criança está com a vó materna, já que o pai morreu e a mãe está no presídio.

Fonte: R7 

Criança de 11 anos morre após colisão na BR-316 em Teresina-PI

Uma criança de apenas 11 anos morreu após um acidente na BR-316, registrado na noite desta quinta-feira (15/11), em Teresina. O garoto estava em uma caminhonete que colidiu com um ônibus. O irmão da vítima e seu tio ficaram feridos no acidente.
 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, um ônibus de transporte coletivo de passageiros de linha intermunicipal, em razão de problemas mecânicos, estava parado no acostamento, quando foi atingido na traseira pela caminhonete S10.
 
Ariel Soares Martins morreu na hora, e seu irmão, identificado apenas pelas iniciais C.R.S.M, de 8 anos saiu gravemente ferido. Também ficou bastante ferido o motorista M.A.M.S, que é tios das duas crianças. Eles seguiam para Teresina.
 
Ainda segundo a PRF, foi confirmado que ele estava em estado de embriaguez alcoólica depois que os agentes da PRF o submeteram ao teste do bafômetro.
 
Um Policial Rodoviário Federal médico, que viajava pelo local e presenciou o acidente, prestou socorro imediato aos feridos, que foram transferidos para hospital em Teresina.
 

O primeiro dia da Operação Proclamação da República, finalizado à meia noite de ontem (14) registrou 09 acidentes, com 06 feridos e 01 morte.

Fonte: 180Graus  

PI: polícia investiga morte de garota após vazar vídeo íntimo na internet

A Polícia Civil do Piauí  investiga a morte de uma estudante de 17 anos que teria cometido suicídio após divulgação de vídeo intimo no Whatsapp. Júlia Rebeca, 17 anos, foi encontrada morta em seu quarto no município de Parnaíba, no Piauí, a 318 quilômetro da capital, Teresina. A família denunciou que a estudante teria se matado após ser espalhada uma gravação em que ela aparece fazendo sexo com duas pessoas - um rapaz e uma outra garota.

Júlia Rebeca foi encontrada enrolada no fio de uma chapinha no último dia 10 de novembro. Em mensagens deixadas suas páginas do Instagram e do Twitter, a estudante pede desculpas à família. "Eu te amo, desculpa eu n ser a filha perfeita mas eu tentei… desculpa desculpa eu te amo muito mãezinha.. desculpa desculpa…!! Guarda esse dia 10.11.13", escreveu.

Em seguida, ela deu sinais de que poderia cometer o suicídio. “É daqui a pouco que tudo acaba...E tô com medo mas acho que é tchau pra sempre.” Na tarde desta quinta-feira, a sua página do Instagram foi tirada do ar. A do Twitter permanecia.
O delegado Regional de Parnaíba, Rodrigo Moreira, confirmou que abriu inquérito para apurar quem distribuiu o vídeo íntimo de Júlia. “Solicitamos perícia em celulares e estamos analisando todos as redes sociais que foram usadas para a divulgação do vídeo. Os culpados vão responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Segundo o delegado, familiares e amigos já foram ouvidos. Ele disse que as pessoas que aparecem na gravação podem também serem vítimas. “Pediremos informações também à direção da empresa Whatsapp”, disse o delegado.


A morte causou comoção na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, e foi um dos assuntos mais comentados na rede social entre os internautas do Estado.

Fonte: Terra 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Uma pessoa fica ferida após um acidente de trânsito na Av. Cruzeiro do Sul em Iguatu-CE:

O trânsito ficou paralisado na Avenida após o acidente - foto: Luan Vieira
O trânsito ficou paralisado na Avenida após o acidente – foto: Luan Vieira
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta-feira,14, na Avenida Cruzeiro do Sul, por volta das 17h. Uma moto de placa OHY -7931 que era guiada por  Raildon Lamon da Silva, colidiu com um veículo  Pálio HYE 2982.
O motoqueiro ficou ferido e foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Iguatu. Segundo o Cabo Duarte a vítima não corre risco de morte.
A equipe do DEMUTRAN este no local e tomou todas as medidas possíveis, já que o trânsito ficou congestionado na Avenida.
Fonte: Iguatu.Net

Rato na Coca-Cola nunca existiu, conclui justiça

São Paulo - O suposto rato encontrado em uma garrafa de Coca-Cola, que causou uma crise de imagem pela qual a empresa precisou manifestar-se publicamente negando o ocorrido, na verdade, nunca existiu. Esta foi a conclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Na quarta-feira, a juíza Laura de Mattos Almeida, da 29ª Vara Cível do TJ-SP julgou improcedente a ação de Wilson Batista de Resende contra a Spal, engarrafadora da Coca-Cola no Brasil. 

O relojoeiro, que tem dificuldades motora e de fala, diz ter adquirido a condição após ingerir o conteúdo de uma garrafa da bebida que fez "seus órgãos queimarem". Ele teria comprado um fardo com seis embalagens do produto, e alega que, em uma das garrafas, havia uma cabeça inteira do roedor. 

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) vistoriaram duas fábricas da Spal nas quais poderiam ter sido fabricadas as garrafas do lote que, segundo Resende, estaria contaminado. As unidades ficam em Jundiaí e Cosmópolis, no interior de São Paulo. Além disso, o e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), analisou o conteúdo das três garrafas de Coca-Cola enviadas pelo Ministério Público, das quais uma supostamente lacrada teria no seu interior uma pata inteira de rato. 

Segundo a sentença, disponível para consulta no site do TJ-SP, "os peritos do Instituto de Criminalística concluíram que, no processo normal de enchimento e engarrafamento de embalagens de 2 litros do refrigerante Coca-Cola, nas unidades de Cosmópolis e Jundiaí, considerando as condições físicas e de higiene das instalações, além das boas práticas de manufatura adotadas, não é possível o aparecimento de um corpo estranho do tipo observado visualmente na garrafa lacrada"

O documento ainda diz que, de acordo com o engenheiro responsável pelas análises do IPT afirma em seu lado que "existe a possibilidade de que a tampa original tenha sido removida, com a adulteração do conteúdo, e a garrafa novamente fechada com uma tampa nova, retirada do processo de fabricação ou de outra garrafa, sem que tenha ocorrido ruptura do lacre." 

A sentença reitera ainda: "Além da inexistência de prova segura de ter sido o produto fabricado pela ré e dos fortes indícios de fraude, não se pode deixar de considerar, ainda, que o autor não ingeriu a bebida acondicionada nas garrafas onde se encontravam a pata e a cabeça do roedor. A mera repulsa de visualizar o corpo estranho não constitui causa de alteração psicológica apta a ensejar a condenação do fabricante ao pagamento de indenização por danos morais"

Sobre a condição de Resende, o documento diz que segundo perícia realizada por psiquiatras e neurologistas do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), ele "não apresenta alterações ou sequelas neurológicas relacionadas ao invento". 

Para os especialistas do Instituto, o relojoeiro é portador de transtornos de personalidade e comportamento devido a alguma doença, lesão ou disfunção cerebral. A sentença diz  que os problemas psiquiátricos de Resende puderam ser notados em seu depoimento pessoal quando teria dito que, desde os supostos problemas com o refrigerante, "passou a dedicar-se a prender gerentes do Carrefour pela venda de produtos defeituosos" e que "vai até o fim do mundo contra a Coca-Cola".

A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.

Fonte: Iguatu Notícias

Padre Antonio Fernandes morre vítima de choque elétrico


O padre Antônio Fernandes do Nascimento, 52 anos, morreu na manhã desta quinta-feira  (14) vítima de um choque elétrico na sua casa que fica localizada na Vila Gadelha, zona rural do município de Iguatu. O religioso ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu, mas já chegou sem vida.

O Pe. Antônio Fernandes do Nascimento era natural de Jaguaribe-CE, filho de Pedro Acrísio do Nascimento e Severina Fernandes, tendo nascido em 31 de maio de 1962, e sido batizado em 17 de junho de 1962.

Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1995, por Dom José Mauro. Exerceu o sacerdócio em Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Catarina, Arneiroz, Cedro, Mombaça, Orós, e por último, estava sendo vigário cooperador na Paróquia de Senhora Sant'Ana, em Iguatu.

O corpo do Padre Antônio será velado a partir das 17h, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. O sepultamento ocorrerá amanhã por volta das 9h, na referida igreja. Antes será celebrada uma missa de corpo presente em memória do Padre.

Fonte: Iguatu Notícias

Sensação de calor no Ceará deve aumentar ainda mais

O Ceará nunca esteve tão quente. De acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a sensação de calor tende a aumentar ainda mais a partir de janeiro, quando as temperaturas devem chegar a 33°C na capital e 37°C no interior.

Para o coordenador estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Hélcio Queiroz, a Defesa Civil está preparada para uma possível seca no Estado.

Segundo Hélcio, o uso racional da água é fundamental. Mais de 100 açudes no interior estão com nível baixo, com menos de 30% da capacidade. Por isso, ações emergenciais estão sendo tomadas, segundo o diretor operacional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Ricardo Aldeodato.

Fonte: Tribuna do Ceará 

Greve no Detran chega ao fim

Após 27 dias, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) decidiram encerrar a greve. A decisão saiu em assembleia realizada na tarde de ontem, na sede do órgão. Eles voltarão às atividades normalmente a partir de hoje e farão reposição das horas não trabalhadas durante a paralisação.

O acordo foi fruto de reunião intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, e pelo líder do Governo na Assembleia, deputado José Sarto. Em contrapartida, a direção do Detran comprometeu-se em receber a categoria para ouvir suas demandas, em reunião prevista para fevereiro de 2014, com a condição de que os serviços do estejam integralmente em dia e superados todos os prejuízos.

Após a decisão da categoria, a direção do Detran novamente reuniu-se com representantes do sindicato, que se comprometeram em entregar, na próxima segunda-feira (18), a relação com nomes e assinaturas dos servidores que optarem pelo trabalho em hora extra em vez do desconto dos dias parados.

As multas por desrespeito à decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) da ilegalidade da greve continuam mantidas e não entraram na acordo por se tratar de uma matéria que só pode ser discutida judicialmente. Desde o dia 30 de outubro, o TJ-CE havia estabelecido multa diária de R$ 50 mil ao Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran) e de R$ 300 aos servidores caso haja descumprimento dessa decisão.

Fonte: Diário do Nordeste 

Fortaleza-CE: Ex-marido mata amigas ao envenenar a mulher

O servente de pedreiro Francisco Clairton Sá de Almeida, 20, confessou, ontem, ter tentado matar sua ex-mulher colocando veneno de rato em uma ´quentinha´. O plano criminosos, entretanto, teve um desfecho inesperado e trágico. Além de Sara Linda, 21, ex-mulher do acusado, ter se alimentado com a comida envenenada com ´chumbinho´; duas amigas dela também consumiram os alimento. As duas morreram. Sara sobreviveu, mas permanece internada em estado considerado grave.

O crime ocorreu na noite da última quinta-feira (7). O casal havia se separado há 15 dias e o servente de pedreiro não se confirmou com o rompimento da reação. Mesmo assim, todos os dias ele ia deixar comida na casa da ex-companheira, residente na Rua Martins carvalho, no bairro Bom Jardim. Na quinta-feira, o operário decidiu colocar em prática seu plano macabro.

Mortes

Colocou a comida em uma ´quentinha´ e foi até a casa da ex-companheira, onde deixou os alimentos e foi embora. Contudo, Sara tinha recebido a visita de duas amigas, identificadas como Maria Salete Vieira, 32; e Gercina Soares, 74. As três ingeriram a comida envenenada e logo passaram mal, sendo socorrida pelos vizinhos e levadas num ambulância do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

No dia seguinte, Gercina Soares faleceu. Salete ainda sobreviveu até sábado passado (9), mas acabou também morrendo.

Ontem, o servente de pedreiro soube das mortes e de que sua ex-mulher está em estado grave. Ele, então, confessar o crime e se entregar à Polícia. Fez isto no meio da rua. Clairton caminhava pela Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, quando acenou para uma patrulha do Ronda do Quarteirão. Contou tudo.

Surpresos, os PMs encaminharam o suspeito ao 4º DP (Pio XII), onde, mais uma vez, o operário revelou o caso ao delegado José Munguba Neto, titular da DP.

Contudo, como o crime ocorrera no Bom Jardim, o suspeito foi transferido para o 32º DP e lá, pela terceira vez, confessou o crime, desta vez ao delegado de lá, Rudson Rocha.

Como não havia situação de flagrante nem ordem de judicial de prisão contra o operário, ele foi liberado depois de prestar depoimento. As famílias das vítimas estão revoltadas. Rudson permanece em liberdade.

Fonte: Diário do Nordeste

Vídeo - Jogadores de Flamengo e São Paulo trocam passes em protesto contra a CBF

Em protesto contra a CBF, que tarda em atender as exigências do movimento Bom Senso FC, jogadores de Flamengo e São Paulo ficaram trocando passes entre si enquanto o árbitro Alício Pena Junior corria de um lado para o outro.

Isto aconteceu durante o primeiro minuto da partida entre as duas equipes na noite desta quarta-feira, pela 35ª Rodada do Brasileirão. O árbitro informara aos jogadores que daria cartão amarelo aos jogadores, ao passo que eles encontraram esta alternativa como forma de protesto. Confira no player abaixo:


Fonte: Agência Miséria

Denuncia leva a policia apreender drogas e traficantes em Orós

Um ponto de venda de drogas foi fechado na madrugada desta quarta-feira, 13, em Orós, no Centro Sul do estado. Durante a ação houve troca de tiros com a Polícia; quatro pessoas foram presas (três homens e uma mulher) e dois adolescentes foram apreendidos.

Após denúncias anônimas, os policiais chegaram à residência, localizada na Vila Nova, por volta das 00h10min. A equipe da PM foi recebida à bala pelos criminosos que estavam na casa e após a troca de tiros os acusados se renderam. No local foram encontrados um revólver calibre 38, marca Taurus, com quatro munições, sendo duas intactas e duas deflagradas, 37 tabletes de maconha, 17 papelotes de cocaína, quatro aparelhos celulares e uma quantia de R$ 208.


José Hortêncio, 18 anos, conhecido como “galego”, Francisco da Silva Souca, 23 anos, vulgo Narciso, Ana Luiza de Oliveira (Aninha), 18 anos, e Francisco Cleirton Diógenes Rodrigues Jr, 20 anos, conhecido como “Tom”, foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de Icó. Outos dois adolescentes foram apreendidos.

O acusado conhecido como Galego e um dos menores são suspeitos do homicídio de um comerciante da cidade.

Fonte: Iguatu Notícias

Homem é suspeito de matar criança e jogar corpo em córrego no Maranhão

Menino de nove anos foi espancado até a morte
Um menino de apenas nove anos foi espancado até a morte e depois jogado em um córrego do rio Parnaíba, em Timon, cidade do Maranhão. O suspeito do crime é vizinho do garoto.
Segundo a família, o homem assassinou o pequeno Alex porque ele teria jogado areia no olho do suspeito. A mãe caminhava com o menino e com uma filha, quando ele pegou a criança pelo braço e fugiu. O corpo foi encontrado no último sábado (9) no córrego. A polícia abriu inquérito e tenta localizar o suspeito. Moradores o chamam de ‘careca’.

Risco de linchamento fez mãe de Joaquim ser transferida de cadeia

Mãe da criança e o marido são os principais suspeitos de ter assassinado o garoto, encontrado morto no último dia 10

A mãe do garoto Joaquim Ponte Marques — encontrado morto no último dia 10 no interior de SP — a psicóloga Natália Mingoni Ponte, foi transferida de cadeia. Ela está presa temporariamente por 30 dias e é, junto com o padrasto do garoto, a principal suspeita do assassinato da criança. De acordo com a direção  do presídio de Franca, onde ela está detida, esse tipo de crime não é tolerado por outras detentas. Inicialmente a psicóloga estava em Ribeirão Preto, onde mora. A mudança do local de detenção, ocorreu por segurança. Na unidade anterior, detentas ameaçavam bater na psicóloga e havia risco de linchamento.  Para garantir a integridade física, Natália não sai nem para o banho de sol. Segundo a direção do presídio, o comportamento da mãe é normal para uma pessoa nessas condições e que ela está se alimentando normalmente.

Cearense morre atropelado por caminhão

Um homem de 36 anos morreu atropelado por um caminhão no pátio da empresa onde trabalhava em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã desta quarta-feira (13), Raimundo Charles de Lima foi atingido pelo veículo de um colega.

Segundo o sargento Paulo Henrique, do Corpo de Bombeiros, o motorista alegou que não viu quando Raimundo de Lima passava pelo veículo durante uma manobra. A vítima, que era do Ceará, trabalhava como terceirizado no setor de transporte de materiais.

Eram dois motoristas, um manobrando e outro pediu pra sair com o caminhão. Não se sabe o motivo, um atropelou o outro.

Calixto sofreu esmagamento de crânio, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).

A empresa, que fabrica vasos sanitários, fica na rua José Calixto, no bairro Vila Olga. Nenhum representante se pronunciou sobre o acidente.

Fonte: Portal Orós

Cruzeiro é o campeão brasileiro de 2013

Belo Horizonte, MG, 13 (AFI) - O Cruzeiro ja é o campeão brasileiro de 2013. Com uma grande campanha, o clube mineiro conquistou o título antecipado na noite desta quarta-feira, durante a disputa da 34ª rodada do campeonato. Assim, consagrou o grupo comandado pelo técnico Marcelo Oliveira, que conta com jogadores como o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé, o volante Nilton, o meia Everton Ribeiro e o atacante Borges, entre outros. 

O título foi assegurado antes mesmo do término do jogo que o Cruzeiro faz na noite desta quarta-feira, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, que terminou com vitória celeste por 3 a 1. Afinal, o segundo colocado Atlético-PR, único que ainda tinha chances matemáticas de evitar a conquista cruzeirense, perdeu fora de casa para o Criciúma, por 2 a 1, um pouco mais cedo, e passou a não ter mais condições de alcançar o líder do campeonato.

Ainda antes de terminar o jogo contra o Vitória, o Cruzeiro lidera o Brasileirão com 74 pontos. Como perdeu para o Criciúma, o Atlético-PR ficou estacionado nos 58 pontos. Não pode mais, portanto, alcançar o time mineiro nas quatro rodadas que restam para o final do campeonato. Assim, o título de 2013 é cruzeirense, confirmando o sucesso de uma campanha que foi dominante ao longo da disputa.

Em 33 rodadas encerradas, o Cruzeiro somou 23 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Foram 72 gols marcados e apenas 30 sofridos. Esteve sempre entre os primeiros colocados, disparando na frente a partir do segundo turno. Como o título era uma questão de tempo, a torcida cruzeirense fez festa já no último domingo, quando lotou o Mineirão para ver o time derrotar o Grêmio por 3 a 0.

Mas a festa continuou na noite desta quarta-feira e vai se estender também para domingo, quando o Cruzeiro recebe a Ponte Preta, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior mineiro - não pode atuar no Mineirão por causa de punição imposta pelo STJD. Uma prolongada comemoração para o mais novo tricampeão brasileiro, que repete em 2013 os títulos já conquistados em 1966 e 2003. 



Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Presos se rebelam na Central de Flagrantes e ameaçam matar ´novatos´ no PI

Os presos que estão nas celas da Central de Flagrantes de Teresina (PI) realizaram um princípio de motim na noite desta terça-feira (12/11). Além da superlotação, os presos reclamavam ainda da falta de banho. Eles afirmam que não vão acetar mais presos no local, e ainda ameaçam que se a delegacia insistir, poderão até mesmo matar os "novatos".

A situação foi contida com ajuda de policiais das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE), que retiraram todos os presos das celas da Central para a revista.

Um buraco na parede foi encontrado, mas segundo a polícia, não há vestígios de que tenha sido feito recentemente.

A situação de superlotação nas delegacias de Teresina, e em especial na Central de Flagrantes vem sendo denunciado há alguns meses pelo Sindicato dos Delegados do Piauí e outros órgãos ligados à Segurança Pública. O temor é não só pela integridade dos agentes e delegados, mas também pela sociedade, que pode acabar tendo de enfrentar presos perigosos, que já tinham sido tirados de liberdade.

Fonte: 180Graus 

Polícia faz exumação e ao invés de corpo acha itens de ritual

Material foi encontrado dentro de caixão infantil (Foto: Liberdade News)
Um fato inusitado aconteceu em Mucuri, a 975 km de Salvador, nesta quarta-feira (12). Para cumprir uma decisão judicial, a Polícia Civil da cidade coordenou a exumação de um corpo de uma criança, mas ao retirar o caixão os peritos encontraram dentro uma galinha, velas e três corações de bois, entre outras coisas. O corpo da criança não estava no caixão.
 
Segundo informações da delegacia da cidade, a exumação aconteceu no distrito de Itabatã. A polícia começou a investigar o caso porque a família da criança queria retirar uma declaração de óbito, mas não havia nenhuma prova do nascimento.
A família reservou um dia para o sepultamento com o coveiro, mas não compareceu. No dia seguinte, eles voltaram e enterraram a criança, sem a presença do coveiro. Depois, a mãe foi tirar o documento no cartório da cidade, mas os funcionários desconfiaram e acionaram a polícia.
 
O caso é investigado pelo delegado Charlton Fraga, que ainda deve ouvir a suposta mãe da criança e outras pessoas da família. Segundo a polícia, algumas testemunhas já foram ouvidas e nenhuma confirmou a existência da criança.
 

A polícia investiga se tudo não passou de algum ritual e se a criança de fato existiu. Dentro do caixão, de tamanho infantil, também havia uma foto desbotada. A mulher pode responder por registro de nascimento inexistente.


Fonte: Correio 24horas

Homem é preso suspeito de envenenar ex-mulher e matar vizinhas em Fortaleza

Um homem suspeito de envenenar três mulheres e matar duas delas foi preso na manhã desta quarta-feira (13), em Fortaleza. Segundo o titular do 32º Distrito Policial, Rudson Rocha, o rapaz entregou à ex-mulher, na sexta-feira (8), uma quentinha com veneno para ratos misturado à comida. A mulher dividiu o almoço com duas vizinhas. Uma delas passou mal após comer e morreu no mesmo dia, a outra faleceu no hospital no dia seguinte. A ex-mulher está internada.

O delegado acredita que a motivação do crime tenha sido passional. “Ele tinha o hábito de deixar quentinha para a ex-mulher e desta vez tinha veneno”, disse o delegado. Os dois estavam separados há cerca de 15 dias. uma das vítimas é uma mulher de 74 anos. A outra vizinha tinha 32 anos. A ex está no hospital Frotinha, do Bairro Parangaba, na capital cearense.

O caso foi denunciado por parentes das vítimas, que registraram boletim de ocorrência no 32º DP na sexta-feira (9).

Fonte: G1 CE 

Médica fica ferida após se evolver em acidente de trânsito na cidade de Iguatu

O carro ficou completamente destruído (Foto Luan Vieira/Iguatu.Net)
A médica pediatra Alzira Oriah se evolveu em acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (13). O fato aconteceu quando a mesma seguia para o seu trabalho em um PSF na comunidade do Distrito do Barro Alto zona rural da cidade.
A reportagem foi ao local do incidente, o veículo envolvido um Pegout de placas OHY 7083 inscrição Fortaleza ficou completamente destruído. Ainda não se sabe ao certo o que tenha provocado o acidente, na pista era possível ver marcas de frenagem.
A médica foi socorrida por um popular que passava no local. De acordo com Hospital Regional de Iguatu a vítima não sofre maiores riscos, a mesma segue consciente e apresenta apenas leves escoriações pelo corpo.

Alzira Oriah não sofre risco de morte (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: Iguatu.Net

Ceará deve ter poucas chuvas e mais sensação de calor até janeiro

A pré-estação chuvosa, compreendida entre novembro e janeiro, deve ter poucas chuvas no Ceará. A ocorrência de precipitações tem 40% de probabilidade de ficar abaixo da normal climatológica para cada cidade. As chances são de 35% para que as chuvas permaneçam dentro da média e de 25% para que ultrapassem a média. A previsão em consenso foi elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A normal climatológica apresenta valores médios com base em dados coletados em períodos consecutivos de 30 anos.
Ao Sul do Ceará, as cidades da região do Cariri costumam ter as primeiras chuvas no mês de dezembro, segundo Raul Fritz, meteorologista da Funceme. No entanto, as precipitações podem tardar. No município de Campos Sales, as chuvas tendem a ficar abaixo dos 29 milímetros em dezembro e dos 45 milímetros em janeiro. A cidade é um dos locais onde a seca mais castigou os agricultores da região em 2013, segundo Chico Alves, coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece) no Cariri. Nas terras de Salitre e Araripe, os produtores também enfrentaram muitas dificuldades pela falta de chuvas.
Produção ruim
Para Chico Alves, a situação de Juazeiro do Norte, Missão Velha e Barbalha é menos preocupante. São cidades com terras mais produtivas e mais poços perfurados. “Mas não há um município em que a produção esteja boa”, pontua. E acrescenta: “A expectativa por chuvas é muito grande. Os agricultores têm medo de outra grande seca em 2014.” As previsões para a quadra chuvosa de 2014 devem ser divulgadas na segunda quinzena de janeiro, informa o meteorologista Raul Fritz.
O volume de chuvas de janeiro deve ser superior ao de dezembro, de acordo Ednaldo Correia, meteorologista do Inmep – Recife. E dezembro deve ser melhor que novembro. Segundo boletim do CPTEC, a pré-estação chuvosa do Nordeste pode ser comprometida devido a anomalias de temperatura na superfície do mar Atlântico Tropical. É com base nestas temperaturas que a previsão da quadra chuvosa pode ser feita em janeiro, como explica Fritz. Até lá, o Estado deve contar com chuvas rápidas e localizadas.
Fonte: O Povo

Ceará registra 18 mil casos de AVC por ano

Depois de passar por uma situação de grande estresse a dona de casa, Nilda Santana, sentiu uma forte dor de cabeça e deitou-se para descansar. Na madrugada, acordou com um lado do corpo dormente e, aos poucos, foi perdendo os movimentos da mão. A boca entortou e o olho começou a pesar. Ela logo entrou em contato com os filhos para informar o que estava acontecendo. Assustados, eles levaram imediatamente a mãe ao hospital. Graças à rapidez do atendimento e do diagnóstico, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pela dona de casa não deixou sequelas. Como Nilda, anualmente, 18 mil cearenses são vítimas da doença.
Desses pacientes, 25% vão ao óbito; 25% estão severamente incapacitados ou restritos ao leito; 25% estão moderadamente incapacitados e só 25% em condições de voltar ao trabalho. Também conhecido como derrame, o AVC é a maior causa de morte no Brasil. Em mulheres, faz mais vítimas do que o câncer de mama e de colo do útero. Já entre os homens, os índices superam os do câncer de próstata. “Uma tragédia que precisa ser enfrentada”, adverte o neurologista João José Carvalho, coordenador da Unidade de Tratamento e Prevenção de AVC do Hospital Geral de Fortaleza.
DOENÇA E TRATAMENTO
Segundo Carvalho, o AVC é uma doença caracterizada pela perda súbita de uma ou mais funções neurológicas secundárias e pelo comprometimento do fluxo sanguíneo cerebral. Para discutir os mais recentes avanços no tratamento das enfermidades cerebrovasculares, como o AVC, Fortaleza recebe, a partir de amanhã até sábado, dia 16, 2.500 profissionais da saúde para o IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, no Centro de Eventos do Ceará.
O Ceará, é atualmente, o primeiro estado brasileiro a introduzir o tratamento trombolítico para pacientes com AVC e está montando uma coordenação específica para as ações de enfrentamento à doença, o Comitê de Atenção às Doenças Cerebrovasculares, que já tem unidades em funcionamento no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Regional do Cariri (HRC).
“Nossa meta é muito ousada. Em 2015 nenhum cearense estará a mais de 100 quilômetros de uma unidade de AVC”, diz o neurologista João José de Carvalho, chefe da unidade de AVC do HGF e presidente do IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares.
PRINCIPAIS CAUSAS
92% dos casos de AVCs podem ser evitados e, mesmo que ocorram, há chances de diminuir em 30% as mortes e, em 50%, a incapacitação decorrente. Para prevenir o Acidente é preciso conhecer os fatores de risco e as principais causas, a fim de, evitá-las. Colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, enxaqueca, sedentarismo, obesidade, o uso de anticoncepcionais hormonais e a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas estão entre os fatores que comprometem a circulação sanguínea e podem contribuir para o entupimento ou rompimento dos vasos.
SEM SEQUELAS
Por conta dos altos índices de pessoas vítimas da doença e das graves sequelas, a unidade de AVC do HGF investe na reabilitação precoce por meio de uma equipe multidisciplinar. São médicos neurologistas, enfermeiros capacitados para tratar de AVC, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Com esse esforço, os profissionais reduzem em mais de 30% as sequelas dos pacientes.
Segundo Carvalho, o que também contribui para a redução das possíveis sequelas é o trombolítico (aplicação de medicações por via endovenosa que desfazem o trombo que se formou na artéria afetada). A medicação deve ser ministrada nos casos em que o paciente chega até 4 h e meia do início dos primeiros sintomas. Depois de nove dias tem uma melhora significativa. “Esse ano, 22% dos pacientes já usaram trombolítico”, acrescenta.
Graças à rapidez no atendimento e no diagnóstico, dona Nilda não teve sequelas. Segundo a dona de casa, que ficou internada no HGF, ela ficou por alguns dias sem os movimentos das mãos, porém, com os medicamentos e a equipe interdisciplinar que a acompanhou, tudo foi revertido. “Passei cinco dias sem os movimentos, mas fiz fisioterapia durante o meu internamento e logo recuperei meus movimentos. Já voltei até a fazer minhas atividades de casa e o crochê”, comentou feliz.
SESA TEM PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL E REGISTRO ESTADUAL DE AVC
A Secretaria da Saúde do Estado iniciou, em agosto deste ano, a segunda etapa do Programa de Atenção Integral e Integrada ao Acidente Vascular Cerebral no Estado do Ceará, envolvendo 32 hospitais e 36 clínicas radiológicas de Fortaleza que iniciaram a implantação do Registro Estadual de AVC, que disciplina a notificação compulsória da doença no Ceará. Na primeira etapa do estudo, a mortalidade por AVC, em Fortaleza, caiu 17% e diminuíram em 32% as complicações em consequência da doença.
O Programa, desenvolvido nas vertentes epidemiológica, assistencial e educativa, iniciou as ações de vigilância epidemiológica em 2006, com o georreferenciamento de todas as mortes por AVC em Fortaleza. Em 2009, foi iniciado o estudo hospitalar, envolvendo 19 hospitais da Capital. Identificados por concentrar mais de 90% das mortes por AVC, esses hospitais foram visitados por uma equipe de seis pesquisadores que realizaram a busca ativa de novos casos. No total, foram identificados 4.686 casos.
Em outubro de 2009, a Unidade de AVC do HGF foi inaugurada e atendeu 1.400 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Por ano, segundo João José de Carvalho, a Unidade de AVC do HGF, a maior do País, reduz em 30% a mortalidade causada pela doença e, em 50%, as incapacitações das vítimas. Em números absolutos, evita cerca de 150 mortes e 400 pacientes ficam livres de sequelas graves.
Fonte: O Estado