quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Dois caminhões carregados com 55 toneladas de madeiras extraídas ilegalmente do estado do Pará foram apreendidos no último sábado, 19, por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), com o apoio Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Chefe do Escritório do IBAMA, Fábio Bandeira, os veículos foram parados no Posto da PRF no município de Icó, distante 165 quilômetros de Juazeiro do Norte, e ao ser solicitado a nota da carga, os condutores apresentaram uma empresa de Campina Grane - RN como sendo o destino das madeiras. Sob suspeita, os policiais entraram em contato com a referida empresa e a mesma disse não saber de tal informação.

Em entrevista concedida ao Site Miséria por telefone, Fábio explica que para existir a permissão do transporte e comércio da madeira é necessário o Documento de Origem Florestal (DOF) expedido pelo órgão competente que certifica a legalidade da madeira. “Achamos estranho o fato de a empresa desconhecer o envio da madeira, a parti de então, consultamos no Sistema Nacional de informação e verificamos que a mesma está irregular e impedida de receber qualquer tipo de madeira”, finalizou.

Ainda de acordo com o gerente do IBAMA, 70% das madeiras oriundas da região  Norte do país, que são destinadas para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, passam pelo município de Iguatu, que torna-se rota para o tráfico das madeiras cerradas, bem como as nativas da região, do tipo Estaca de Sabiá. As apreensões são doados a órgão religiosos ou ONG’s, explica Fábio: “Essa apreensão, que está avaliada em 40 mil reais, será doada  para Diocese de Iguatu. Hoje, essas madeiras já podem ser doadas sem haver necessidade da abertura de um processo administrativo”.

Foi aberto um Boletim de Ocorrência na própria Polícia Rodoviária Federal em desfavor do transportador da carga, e a empresa paraense, fornecedora de todo material também será autuada.

Jacaré

Na manhã da última segunda-feira, 21, foi resgatado um jacaré de dois metros, com aproximadamente 30 quilos que estava preso em um cacimbão no município de Quiterianópolis. Com o auxilio do Corpo de Bombeiros de Tauá, o animal foi resgatado.
Jacaré com quase 2 metros e 30 quilos é resgatado pelo IBAMA e Corpo de Bombeiros de Tauá (Foto: Agência Miséria)

Fábio nos disse que o animal será encaminhado ao Centro de Tiragem de Animais Silvestres (CETAS) em Fortaleza, onde passará pela quarentena de recuperação de alguns ferimentos e posteriormente solto em habitat natural.

Fonte: Site Miséria

0 comentários:

Postar um comentário