sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fogo atinge casarão da Secretaria de Educação de Salvador-BA


Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite dessa quinta-feira o edifício que abriga a Secretaria de Educação de Salvador. O fogo exigiu intenso trabalho do Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Educação, João Carlos Bacelar, os dados dos alunos matriculados na rede municipal de Educação não foram perdidos. O prédio é histórico - também já foi a casa do poeta Castro Alves.

O Corpo de Bombeiros, munido de mangueiras e carros-pipa, controlou no início da madrugada desta sexta o incêndio, que se alastrou rapidamente por todo o imóvel que fica situado no Parque Solar Boa Vista, bairro Engenho Velho de Brotas. O prefeito ACM Neto (DEM), que acaba de tomar posse, e João Carlos Barcelar estiveram no local para acompanhar o andamento do combate ao incêndio.

As chamas consumiram o prédio principal do complexo conhecido como Solar Boa Vista. Ainda não há informações sobre feridos. No momento do início do fogo, apenas dois seguranças trabalhavam no local. Eles tentaram conter o foco inicial das chamas, mas não tiveram sucesso.  A Defesa Civil investiga as causas do que pode ter gerado o incêndio.

Segundo uma moradora do bairro, Inácia Alves, o início do incêndio aconteceu por volta das 22h30. “Estou demasiadamente triste, pois além de ser vizinha da Secretaria, eu também já trabalhei lá. É uma história que levou tanto tempo para ser construída e está se acabando em segundos”, desabafou.

O prefeito e o secretário de Educação realizarão nesta sexta-feira, no Palácio Thomé de Souza, uma reunião para avaliar as consequências do desastre.

Danos

João Carlos Bacelar, por meio da Agência Geral de Comunicação da Prefeitura de Salvador, afirmou que, apesar da gravidade do incêndio, documentos relativos ao setor de pessoal, financeiro e os dados de todos os alunos matriculados na rede municipal de Ensino da capital baiana não foram danificados. 

Para o secretário, o grande prejuízo com o incêndio é histórico. O Solar Boa Vista é uma construção histórica e que abrigou o nascimento e os primeiros anos de vida do poeta Castro Alves. Posteriormente, serviu para abrigar a sede da Prefeitura de Salvador. Além disto, atualmente também abriga um teatro e um centro cultural que recebe espetáculos de grupos de toda a cidade. Entretanto, esta parte do Solar não foi atingida pelo incêndio.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário