quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tsunami deixa mortos, destrói casas e invade aeroporto no Pacífico Sul


O tsunami com ondas de cerca de 1 metro de altura que atingiu parte das Ilhas Salomão nesta quarta-feira (6) deixou cinco pessoas mortas e três feridas, além de ter destruído dezenas de casas e invadido a pista de um aeroporto, segundo dados das autoridades locais e hospitais. As ondas atingiram a região após um poderoso terremoto de magnitude 8, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sacudir o Pacífico Sul.

Pouco depois do tremor, um alerta de “tsunami destrutivo” foi emitido para a região. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico cancelou o aviso de ondas gigantes depois de mais de três horas após o terremoto.

A cidade mais afetada foi Lata, na ilha de Santa Cruz, onde as ondas alcançaram cerca de 90 centímetros. Médicos do hospital da cidade reportaram as cinco mortes – uma das vítimas era uma criança do sexo masculino. As outras quatro eram idosos – três mulheres e um homem.

As ondas invadiram entraram cerca de 500 metros em terra firme, inundando a pista do aeroporto de Lata e as vilas da região, destruindo dezenas de casas. Moradores buscaram refúgio em locais elevados. Pelo menos quatro vilas foram afetadas pelo tsunami, as os primeiros balanços apontam até 70 casas danificadas.

Moradores da capital das Ilhas Salomão, Honiara, a 580 km do epicentro, disseram que o tremor não foi sentido, mas algumas aldeias ficaram destruídas.


Fonte: Lindomar Rodriguês

0 comentários:

Postar um comentário