quinta-feira, 21 de março de 2013

“Operação Cactus” da PF desarticula organização e cumpre mandados judiciais em todo o interior cearense


Polícia Federal deflagra "Operação Cactos" (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou na manhã de hoje (21/03) a Operação Cactus, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos transferidos pela união a diversos municípios cearenses mediante convênios e contratos de repasses.

A operação denominada Cactus, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21) pela Polícia Federal do Ceará, em Fortaleza, também cumprirá 62 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Fortaleza em todo o estado.

Por volta das 6 horas, agentes federais apreenderam uma impressora multifuncional e diversos malotes, possivelmente no município de Barbalha, e trouxeram para o prédio da PF em Juazeiro do Norte, situado à Rua Invo. Erivano Cruz, 50, Praça da Matriz.

Além de Barbalha, os policiais realizaram buscas simultaneamente em Aiuaba, Apuiarés, Canindé, Catarina, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Mucambo, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, Tarrafas, Tejuçuoca e Ubajara.
Uma impressora multifuncional foi apreendida pela Polícia Federal (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Interestadual

A operação também cumpre mandados de busca e apreensão em Natal (RN),  Brasília (DF) e Aparecida de Goiânia (GO).  No Rio Grande do Norte pelo menos seis agentes realizaram apreensões de documentos e computadores em uma residência localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro do Tirol, área nobre da capital potiguar.
“Operação Cactos” da Polícia Federal (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Recursos Federais

Os policiais investigam fraude de licitações que envolvem verba pública ligadas ao Departamento de Obras Contra as Secas (DENOCS) e uma associação criminosa, cuja atuação junto a prefeituras do estado e de outras unidades da federação visava a facilitar a obtenção de recursos federais, na forma de convênios ou contratos de repasse, inclusive mediante emendas parlamentares.

Além disso, o grupo infiltrava-se nos órgãos federais repassadores dos recursos, mediante a obtenção de apoio de servidores públicos e a participação de outros agentes, com o intuito de garantir os repasses para os projetos e prefeituras de interesse do grupo e de evitar que esses projetos passassem por acompanhamento e fiscalização, como forma de garantir a ocultação de irregularidades e fraudes.

O trabalho de investigação também concluiu que havia gerenciamento e montagem dos processos junto a prefeituras do estado do Ceará, além de simulação de licitações, com uso de empresas controladas pelo grupo.

Segundo a Polícia Federal, cerca de 290 policiais e 12 auditores da Controladoria-Geral da União participam da operação. Uma entrevista coletiva está marcada para as 15h na Superintendência de Policia Federal do Ceará, localizada na Rua Dr. Laudelino Coelho, nº 55, bairro de Fátima, Fortaleza.

Com informações da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal do Ceará

Fonte; Site Miséria Confira mais Clicando AQUI

0 comentários:

Postar um comentário