quarta-feira, 1 de maio de 2013

7 mil raios são registrados no Ceará só nesta semana


Somente entre os dias 28 e 30 de abril, 7.111 descargas atmosféricas foram registradas no Ceará. Nesse período, a cidade de Russas foi a que registrou a maior quantidade de raios (831), seguida de Amontada (462) e Santana do Acaraú (452). A capital cearense não registrou nenhum raio no mesmo período.

Só em 2013, o sistema registrou 152.849 descargas atmosféricas no Estado. Os municípios com maior incidência de raios foram: Santa Quitéria, com 10.450; Granja, com 6.604; e Sobral, com 5.636 raios. Já Fortaleza registrou 122 descargas do início do ano até agora.

Monitoramento de raios e tempestades no Ceará

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade realizada pelos operadores do CCS tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas para o Ceará foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.

A iniciativa é fruto de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento financiado pela Coelce, com participação técnica dos engenheiros da empresa e realização de pesquisas de estudiosos da USP e da Uece. O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (www.zeus.iag.usp.br), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Cuidados dentro de casa durante a tempestade:

• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;
• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;
• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade:

• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças e veículos;
• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


Fonte: Cnews 

0 comentários:

Postar um comentário