quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Decreto que permite migração de rádio AM para FM será assinado neste dia sete de Novembro

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai assinar nesta quinta-feira (7) o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM. A cerimônia está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto.
A migração é um desejo antigo dos radiodifusores, que enfrentam cada vez mais dificuldades com a faixa AM, por causa das interferências no sinal. A proposta foi feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em parceria com entidades estaduais.
A estimativa da Abert é que 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nesta frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e poderão ser acessadas por meio de telefones celulares.
O dia 7 de novembro é simbólico para o setor, porque é o Dia do Radialista. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração das rádios será opcional. Ele disse que o ministério não dará mais outorgas para AM, a fim de substituir, aos poucos, pela FM.
“A rádio AM está perdendo qualidade, ela tem uma frequência muito difícil. Então, nas grandes cidades, principalmente, é muito difícil você sintonizar as rádios AM. Às vezes ela pega, às vezes não pega. Nos rádios de automóveis, por exemplo, nem tem mais onde sintonizar rádio AM. Então, significa que uma grande parcela dos receptores nem tem como sintonizar”, disse o ministro recentemente, no programa Bom Dia, Ministro. O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com aEBC Serviços.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil


No G1: “Dilma assina decreto para permitir migração de rádios AM para FM”

Objetivo é melhorar o sinal das rádios; adesão não é obrigatória.
Segundo o governo, medida atende reivindicação antiga das emissoras.

A presidente Dilma Rousseff vai assinar nesta quinta-feira (7) um decreto que possibilita a migração de emissoras AM para o sistema FM em todo país. O objetivo, segundo o governo, é atender a um pedido antigo das emissoras, principalmente as do interior do país, que queriam melhorar a qualidade do sinal.
A edição do decreto já havia sido anunciada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no dia 17 de outubro. De acordo com Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a expectativa é de que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.
Nas estimativas da Abert, as rádios que aderirem à mudança vão fazer um investimento total de cerca de R$ 100 milhões em novos transmissores e outros equipamentos. Segundo Paulo Bernardo, o governo deve criar mais incentivos de crédito para o setor.
O Ministério das Comunicações informou que a migração para o FM não é obrigatória e que, em dois anos, todas as emissoras interessadas já devem ter efetuado a troca do sistema.
Ainda segundo o ministério, as rádios terão um ano, a partir da assinatura do decreto, para solicitar a migração. Ao receber o pedido, o ministério vai analisar se há espaço no espectro da região onde a rádio opera e, se houver, vai liberar a emissora para atuar no novo sistema. A expectativa da pasta é de que haja mais disponiblidade de espectro para as FMs à medida que emissoras de TV migrarem para o sinal digital, abrindo espaço para a radiofrequência.


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário