terça-feira, 11 de março de 2014

Plantios reduzidos no Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Inhamuns

Image-0-Artigo-1563224-1
Somente agora, muitos agricultores iniciam os cultivos, mas em áreas menores
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Image-0-Artigo-1563225-1
Em Barro, a maior precipitação ocorreu no distrito de Brejinho, onde pequenos reservatórios aumentaram o volume hídrico
FOTO: DIÓGENES FEITOSA
Técnicos da Ematerce avaliam a situação como preocupante, pois a redução de áreas varia de 10% a 15% no Interior
Iguatu Chuvas localizadas e veranico ocorrido na segunda quinzena de fevereiro e nos três primeiros dias de março afetaram no sertão do Ceará o cultivo das tradicionais culturas de sequeiro (milho, feijão, mandioca e arroz). A situação é considerada preocupante e as regiões Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Inhamuns são as mais castigadas com baixo índice de pluviometria e de reduzido plantio em torno de 10% das áreas agricultáveis.
Partes das regiões do Cariri e do Centro-Sul são as mais favoráveis no Estado. Nas demais, o plantio de culturas de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas) é localizado e na média inferior a 15%. "A situação é preocupante", disse o diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo. "O plantio tem sido localizado e em alguns municípios os agricultores ainda preparam o solo", apontou.
No próximo dia 15, a Ematerce vai fechar o relatório parcial com informações de todo o Estado sobre a produção agrícola. "A nossa maior preocupação é com a recarga de água nos reservatórios", disse Walmir Severo. "Todos estão rezando para que ocorra pancada de água que possibilite elevar o nível dos açudes".
As áreas mais críticas são o Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Inhamuns e Sertões de Crateús. Em Quixeramobim, por exemplo, o plantio ainda não chegou a 5%, de acordo com levantamento do escritório local da Ematerce. "As chuvas são irregulares e reduzidas", disse José Tarcísio do Rego, gerente local do escritório da Ematerce. De janeiro até ontem, havia chovido apenas 115mm em todo o município.
Outros municípios do Sertão Central - Milhã, Solonópole, Piquet Carneiro, Senador Pompeu - e a área conhecida por Sertões de Canindé estão muito afetadas pela irregularidade das chuvas. "Agora que os agricultores estão iniciando o plantio em algumas áreas", disse Sebastião Tavares Leite, gerente local da Ematerce.
Em Jaguaribara e Jaguaretama o quadro é desolador. "Praticamente não houve plantio", observou o gerente local da Ematerce, Sebastião Guedes Nunes. "Em Jaguaribe, o cultivo é inferior a 10%". Os agricultores ainda esperam pelas chuvas. No período de 20 de fevereiro a 5 de março não houve registro de pluviometria na região. No município de Tauá, nos Inhamuns, estima-se uma área de cultivo em torno de 40%. "O plantio está sendo retomado, depois da estiagem das duas últimas semanas de fevereiro. As chuvas têm sido poucas e localizadas", disse José Veríssimo de Souza Filho, gerente do escritório da Ematerce.
Na região de Crateús, o quadro tornou-se favorável nos últimos quatro dias, depois que fortes chuvas banharam as áreas agricultáveis. A área mais beneficiada é o conhecido pé de serra, onde 90% do plantio já foram concluídos. No sertão, a situação é adversa. A escassez de água preocupa os criadores, principal atividade econômica.
Mesmo nas regiões mais favoráveis para o cultivo agrícola, Centro-Sul e Cariri, o veranico (período de estiagem) ocorrido entre 16 de fevereiro e 3 de março contribuiu para atrasar o cultivo dos grãos. "Os produtores voltaram ao campo e estão plantando", disse o gerente regional da Ematerce, em Iguatu, Joaquim Virgolino Oliveira Neto. "A maioria estava desestimulada".
Na região Centro-Sul, estima-se que 40% das áreas agricultáveis já foram cultivadas. "Até o fim desta semana teremos um quadro mais próximo da realidade, pois os técnicos estão em campo fazendo o levantamento das áreas de cultivo", disse o gerente local da Ematerce, Erivaldo Barbosa. "Neste ano, em relação ao ano passado, as chuvas têm sido mais favoráveis".
Municípios localizados no Sul do Ceará já têm o plantio concluído. "Na maior parte do Cariri está chovendo bem e não tivemos veranico", disse o gerente local da Ematerce, em Milagres, José Maria Rangel de Macedo. "No nosso município, o plantio de milho, feijão e mandioca já foram concluídos". Nos últimos dias, o quadro de pluviometria deixou os agricultores animados em Missão Velha e Brejo Santo.
No município de Várzea Alegre, na região Centro-Sul, a área disponível para o plantio também já foi concluída. "O cultivo já foi feito em 100% porque as chuvas foram favoráveis e o solo está com umidade elevada", disse o gerente local da Ematerce, Pedro Alves Bezerra. "Temos de ponderar que as áreas disponíveis hoje para a agricultura é bem inferior em comparação com uma década".
Os pequenos produtores reclamam das dificuldades e da incerteza do inverno. "Os agricultores estão com o pé atrás, temendo uma nova seca", disse Virgolino Neto. Os grandes produtores queixam-se da falta de mão de obra no campo. Os últimos relatórios de produção de safra do IBGE abordam as dificuldades de contratação de trabalhadores no campo para o serviço no setor agropecuário.
Chuvas de 125mm no Cariri

ver forte no Interior do Ceará desde o fim de semana e ontem. Em alguns municípios os registros de pluviometria superaram os 100 milímetros. A maior precipitação de ontem foi registrada no distrito de Brejinho, zona rural do município de Barro, onde choveu 125,2 mm.

A intensidade das chuvas elevaram o nível de água acumulado em pequenos reservatórios e, em alguns casos, pequenos barreiros chegaram a sangrar. O açude de Brejinho, que possui maior capacidade de acúmulo, também recebeu boa recarga de água, porém, as chuvas ainda não foram suficientes para que o açude transbordasse.
Ontem, dezenas de estudantes que residem na comunidade, mas que estudam na região de Santo Antônio, deixaram de ir à escola porque o ônibus que realiza o transporte não conseguiu atravessar um bueiro, localizado nas proximidades do Areias. Segundo os moradores, durante os períodos de chuvas mais intensas, há risco de tráfego no local para veículos de maior porte.
"É perigoso. Para carro pequeno não há problemas. No entanto, ônibus não tem acesso porque a estrada acaba sendo muito estreita", disse a professora Cícera Sizinha da Cruz, que reside na localidade.
Em Juazeiro do Norte, as chuvas começaram por volta das 2 horas da madrugada de ontem acompanhada por fortes rajadas de ventos e muitos trovões. Com a intensidade das chuvas, ruas e avenidas voltaram a ficar alagadas. Em bairros mais afastados do Centro da cidade, como o Novo Juazeiro e Betolândia, por exemplo, moradores amanheceram com água no Interior de algumas residências e muita lama por sobre a pista de rolamento da avenida. Houve atraso no transporte coletivo, o que acabou irritando dezenas de usuários. No Centro da cidade semáforos voltaram a apresentar defeitos, ocasionando lentidão no trânsito.
Os municípios de Aurora e Missão Velha também receberam fortes precipitações durante a madrugada e início da manhã de ontem. Foram registrados 101,6 mm e 94,2 mm, respectivamente. Em Aurora, as chuvas foram mais fortes na região de Ingazeira. Açudes e pequenos reservatórios ampliaram suas capacidades hídricas e já expectativa quanto a sangria em alguns reservatórios. O mesmo também acontece em algumas áreas do interior do município de Missão Velha onde, inclusive, o volume de precipitações já garante a queda de água em uma das mais antigas cachoeiras da região, localizada no sítio Cachoeira, a cerca de 3 Km de distancia da sede do município.
Honório Barbosa
Repórter

pLUVIO
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário