quinta-feira, 3 de abril de 2014

Medo e desespero: Novo terremoto de 7,8 abala o Chile e provoca alerta de tsunami

Um forte terremoto, de magnitude 7,8  na escala Richter, sacudiu o extremo norte do Chile na noite desta quarta-feira (2), um dia após outro tremor, de 8,2, abalar a mesma região, informou o Shoa (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha), que emitiu um alerta de tsunami. O terremoto ocorreu às 23h43 local (22h43 Brasília) e seu epicentro foi situado 20 km ao sul da cidade de Iquique. O alerta foi cancelado algumas horas depois, assim como a ordem de evacuação da zona costeira do país. "As pessoas podem retornar tranquilamente para suas casas", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.

Após o alerta de tsunami, a população das localidades à beira-mar chegaram a ser retiradas de suas casas, especialmente em Arica, Iquique e Antofagasta, as cidades mais atingidas pelo terremoto e tsunami da noite de terça-feira (1º), que provocaram seis mortes. Ricardo Toro, diretor do Onemi (Escritório Nacional de Emergência), informou que uma onda atingiu algumas localidades da costa. Mas, até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, que vistoriava os danos causados em Arica (2.100 km ao norte de Santiago) pelo tremor da véspera, foi levada para a parte alta da cidade, informou o canal TVN. Os habitantes das cidades de Arica e Iquique foram alertados pelas sirenes e abandonaram suas casas nas zonas costeiras, também seguindo para as regiões mais elevadas. 

Pelo menos 12 réplicas sacudiram a zona norte do Chile após o tremor principal. Elas oscilaram entre as magnitudes 3,8 e 5,4 em um período de menos de duas horas, entre as 23h56 e 1h17 (mesma hora de Brasília), segundo o site do Serviço Sismológico da Universidade do Chile. O terremoto de 7,6 graus foi, por sua vez, uma das 120 réplicas do abalo de terça. O Onemi confirmou que seis pessoas morreram e 972.457 foram retiradas de suas casas. Segundo o relatório do diretor da Onemi, Ricardo Toro, do total de vítimas, três morreram em virtude de parada cardiorrespiratória, duas esmagadas em deslizamentos de terra e uma devido a queda durante a evacuação.

Ainda conforme o documento, oito estradas permanecem interditadas em diferentes pontos das regiões afetadas, declaradas zonas de emergência. Em Arica, 87% da rede elétrica já foi restabelecida. Já a água voltou a 67% dos domicílios. Em Tarapacá, no entanto, 38.509 famílias ainda estão desabrigadas por cortes de energia, e os municípios de Iquique e Alto Hospicio estão sem água potável.

O hospital regional de Iquique sofreu danos que ainda estão sendo avaliados, enquanto cerca de duas mil casas foram danificadas no município de Alto Hospicio, próximo a Iquique, na região de Tarapacá, cerca de 1.860 quilômetros ao norte de Santiago.

O novo tremor desta quarta-feira liberou quase quatro vezes menos energia que o terremoto da noite anterior. Em declarações à emissora "Canal 13", o subdiretor de Sismologia da Universidade, Mario Pardo, disse que gostaria de dar aos chilenos "notícias melhores", mas a energia liberada pelo terremoto e suas réplicas ainda "não foi toda a acumulada nessa região em mais de 100 anos".

Fonte: AFP 

0 comentários:

Postar um comentário