terça-feira, 4 de setembro de 2012

Estado do Ceará caminha para ter a pior seca dos últimos 29 anos

Depois de um primeiro semestre com chuva escassa, o Interior cearense vem amargando uma forte seca. Das 184 cidades cearenses, 178 já decretaram situação de emergência (falta ao Governo Federal analisar o decreto de quatro municípios). E como, historicamente, o segundo semestre é marcado pela ausência de chuvas e muito sol, a tendência é a situação piorar.
Quem alerta é a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a instituição, esta deve ser a seca mais rigorosa enfrentada pelo estado nos últimos 29 anos e a quinta pior da história. E é no segundo semestre em que açudes e pequenas represas espalhados no Interior tendem a evaporar e até desaparecer, informa o órgão. De acordo com a Funceme, Sertão Central, Inhamuns e Alto do Jaguaribe são as regiões que mais sofrem, uma vez que a própria média pluviométrica destas é mais baixa que nas demais regiões. O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Helcio Queiroz, confirma o triste prognóstico. Em abril, que costuma ser o segundo mês mais chuvoso, o Estado já começava a sofrer com as poucas chuvas.
“Em abril, a situação (do Interior do Ceará) já começou a se tornar crítica. A tendência normal é termos quadro de estiagem no segundo semestre. O quadro tende a piorar nos próximos três ou quatro meses”, reforça. Conforme Queiroz explica, há sertanejos em situação tão crítica, que técnicos da Defesa Civil têm presenciado pessoas partilhando da mesma água dos animais.
Para amenizar um pouco esse drama, quatro municípios localizados na região Norte do Ceará amanheceram ontem com o anúncio de umprograma que já não poderia mais ser adiado. Após ser decretada situação de emergência por conta de meses de estiagem, a operação carro-pipa do Governo do Estado finalmente saiu do papel e chegou a Santana do Acaraú, Marco, Morrinhos e Acaraú. “Sabemos que a operação já deveria estar percorrendo todo o Interior, mas nossa maior dificuldade foi vencer a burocracia”, admitiu o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins.
As áreas rurais das quatro cidades são as primeiras do Ceará a ter acesso à operação, encabeçada pelo Governo do Estado. Até o fim da semana, a expectativa é de que mais 17 municípios recebam a boa nova. A meta, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), é encerrar o mês de setembro com 78 áreas rurais atendidas pela operação organizada pela Defesa Civil do Estado.
Para os que vivem em zonas rurais daquelas cidades, o acesso à água – nem sempre potável – era conquistado após percorridos quilômetros de caminhada. Até a semana passada, os carros-pipa que chegavam ao interior cearense eram somente os da operação comandada pelo Exército Brasileiro. A ação, realizada em toda a região Nordeste, davaconta de apenas 93 municípios cearenses. Agora, somando-se à contrapartida da Defesa Civil do Ceará, um total de 171 cidades do Estado receberão, diariamente, a visita dos carros-pipa em suas áreas rurais.
Apesar de a nova operação iniciada ser encabeçada pela Defesa Civil, os recursos para tocar a ação são resultado de convênio firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado. No total, serão investidos R$ 8,3 milhões para contratação de carros-pipa, além de R$ 13 milhões para instalação de poços e recuperação daqueles que já estão perfurados.
ENTENDA A NOTÍCIA
Por muitos anos a convivência com a estiagem teve nos carros-pipa o seu principal meio de enfrentamento. A sistemática, considerada atrasada, chegou a ser interrompida, mas volta agora com força total.
Saiba mais 
Saiba mais Madalena, no Sertão Central, recebe hoje a instalação da cisterna de placa de número 500 mil, de programa encabeçado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, anunciou a ampliação do programa Garantia Safra. Agora, até 350 mil agricultores terão acesso ao benefício. A estimativa do Governo é de que 342 agricultores vivam no Ceará.
Quinta-feira acontece pregão para contratar o transporte de 4 mil toneladas de milho de Goiás para o Ceará. Nesse dia será assinado com o Banco Mundial a criação do projeto São José III no Ceará.
Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário