segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Icó-CE: registra primeiro caso de meningite

A Secretaria da Saúde do Ceará [Sesa] divulgou o boletim referente aos sete primeiros meses de 2012 e apontou o primeiro caso de meningite em terras icoenses. O fato, ocorrido no mês de julho, não evoluiu para a morte da pessoa. O caso foi o primeiro da região a ser confirmado e deixa o Icó com a incidência da doença em 1,52 por 100.000 habitantes, quase o dobro da do Ceará [0,8 por 100.000].
No Ceará, os números apontam uma alta de 42 para 66 casos, em comparação de janeiro a julho de 2011 para 2012. Dos 14 óbitos da doença, 12 se concentram em Fortaleza e as outras duas em Pentecoste, no Norte, e Barbalha, no Cariri, ambos um cada.
Vinte e um, dos 184 municípios, registraram algum caso de meningite. Os números, atualizados até o último dia 10 de agosto, ainda estão sujeitos à revisão. Os casos da meningite estão espalhados, ainda, nos municípios cearenses de Chorozinho [2], Horizonte [2], Caucaia [2], Barbalha [2], Tejuçuoca [1], Pentecoste [1] São Luís do Curu [1], Maranguape [1], Maracanaú [1], Boa Viagem [1], Aracati [1], Hidrolândia [1], Itarema [1] e Acopiara [1].
DOENÇA
A meningite é uma doença grave expressa pela inflamação das meninges, conjunto das membranas que revestem o cérebro e medula espinhal. A doença pode ter como causa bactérias, vírus, fungos, sífilis, malária, helmintos, pós-vacinal, câncer, substância tóxica e o uso contínuo de drogas.
A maioria dos infectados são adolescentes e adultos jovens, em razão da não imunização com vacina, que teve a distribuída gratuita iniciada para crianças menores de um ano desde 2005. A meningite é transmitida por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente. No Ceará, predomina a meningite meningocócica tipo C.
PREVENÇÃO E SINTOMAS
São recomendadas a manutenção da higiene, alimentação e condições de moradia. Outras medidas de prevenção. A doença tem relação com ambientes com aglomerações de pessoas, onde o contato é mais próximo. Dentre os sintomas, estão a febre associada a dor de cabeça, tosse, rigidez de nuca e ao aparecimento de manchas vermelhas na pele.
Fonte: O Estado CE

0 comentários:

Postar um comentário