quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bento XVI se prepara para vida contemplativa dentro de mosteiro


Líder religioso de 1,2 bilhão de católicos, o papa Bento XVI surpreendeu o mundo todo ao anunciar que, aos 85 anos, não tem mais a força física e mental para exercer suas funções e que renunciará no fim do mês. Mesmo sem nunca repetir a intensa agenda de viagens de João Paulo II, a saúde do pontífice dava sinais de fragilidade nos últimos anos.

Joseph Ratzinger se tornou papa aos 78 anos, o mais velho escolhido para o cargo em 275 anos. Fiel ao perfil de um homem mais confortável entre livros do que entre pessoas, o apelidado de Bento XVI anunciou sua saída em latim, citando a idade avançada como uma das justificativas.

"Ciente da seriedade deste ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005", anunciou, diante de cardeais.

Na segunda-feira, o irmão do papa, Georg Ratzinger, disse que sabia "havia alguns meses" que o pontífice planejava renunciar ao cargo, por conta de sua idade avançada. "A idade oprime", afirmou o religioso, informando que o sumo pontífice tem cada vez mais dificuldades para andar, o que complica sua vida pública.

Ontem, o Vaticano informou que o pontífice usa um marcapasso "já há algum tempo" - sem especificar, exatamente, desde quando. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o religioso não sofre de graves problemas de saúde e se encontrava lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto.

Lombardi afirmou também que, há três meses, Bento XVI passou por um pequeno procedimento cirúrgico, de rotina, para trocar as baterias do dispositivo. A operação, porém, não teria tido influência na decisão.

"As razões estavam em sua percepção de que suas forças estavam diminuindo com o passar da idade", afirmou Lombardi. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Fonte: Quixeramobim Agora

0 comentários:

Postar um comentário