quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sem Papa e sem Messi, Argentina vence a Itália em dia de Higuaín

Homenageado, Sumo Pontífice não vai ao Estádio Olímpico e acompanha amistoso sem grandes emoções pela TV. Balo e Pirlo desfalcaram a Azzurra

Itália e Argentina disputaram um amistoso nesta quarta-feira para homenagear o Papa Francisco. O Sumo Pontífice recebeu as duas delegações na terça, mas decidiu não ir ao Estádio Olímpico, preferindo ver a partida pela televisão. Fez bem. Sem Messi e Balotelli, ambos poupados po risco de lesão, as duas seleções não apresentaram o futebol que se esperava. Higuaín acabou fazendo a diferença e participou dos gols da vitória da Albiceleste por 2 a 1. A Azzurra está em uma sequência negativa: enfrentou quatro campeões mundiais nos últimos quatro jogos e não venceu nenhum (derrota para o Brasil e empates com Espanha e Uruguai).
As duas seleções estão bem nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A Itália lidera o Grupo B das eliminatóras europeias com 14 pontos, quatro a mais que a segunda colocada Bulgária, que hoje estaria disputando a repescagem. Faltam quatro rodadas para o fim. A Argentina lidera a disputa sul-americana com 26 pontos, três a mais que a segunda colocada Colômbia, e cinco a mais que o Chile, que estaria com a última vaga direta.
Higuaín comemora o primeiro gol da Argentina contra a Itália (Foto: Agência Reuters)
Ausência de estrelas é sentida, mas Higuaín surge como herói
Sem Balotelli, fora por lesão, e Pirlo, que ficou no banco de reservas, a Itália sofreu. A ausência do maestro deixou a Azzurra completamente desorganizada. Sem a referência do astro do Milan, o ataque também pouco produziu. Giaccherini, pelo lado esquerdo, era o mais acionado, mas a defesa argentina o bloqueava com facilidade. Messi, evidentemente, também deixou um vazio na Albiceleste, mas Higuaín chamou a responsabilidade para si e fez a diferença.
Jovem volante Verratti vestiu a 10 italiana  (AFP)
Contratado recentemente pelo Napoli, o atacante parece já estar em casa no país. Com boa movimentação ao lado de Palacio e Di María, a Argentina dominou os donos da casa, mesmo com o setor de criação deficiente pela ausência do camisa 10. Com De Rossi improvisado na defesa, o trabalho dos argentinos foi facilitado. Jogando nos contra-ataques, a equipe chegou ao gol em seu primeiro bom chute na partida. Aos 21 minutos, Higuaín recebeu de Lamela na área, esperou De Rossi dar abertura e chutou colocado no cantinho.
Vendo que com a bola no chão estava difícil superar a defesa adversária, a Itália investia nos cruzamentos, o que também mostrou-se uma tática ineficiente. No fim do primeiro tempo, Palacio teve uma chance espetacular para ampliar. Novamente com a zaga italiana perdida, Di María cruou rasteiro, mas o atacante, mesmo com o gol vazio, tocou por cima do travessão.
Mascherano e Buffon simulam a plantação de uma oliveira que havia sido abençoada pelo Papa (Foto: EFE)
Argentina amplia, mas Diamanti muda a cara da Itália, que diminui
Na segunda etapa, Higuaín voltou a se destacar. Logo aos três minutos, o atacante avançou pelo lado esquerdo e tocou para a entrada da área, encontrando Banega, que sem marcação, acertou um forte chute e ampliou. Os dois treinadores promoveram várias mudanças e a melhor delas foi a entrada de Diamanti na Azzurra. O meia do Bologna mudou a cara da seleção, passando a ser o responsável por praticamente todas as jogadas de ataque, especialmente através das bolas paradas.
Diamanti criou a primeira grande jogada italiana na partida aos 21 minutos. Em cobrança de falta, acertou o travessão de Andújar. Os donos da casa estavam melhores após tantas mudanças e conseguiram diminuir aos 30 minutos com Insigne, que fez um belo gol. De fora da área, o atacante chutou colocado e colocou uma curva na bola que deixou Andújar sem ação no lance. No fim, os mandantes tentaram uma pressão pelo empate, mas a Argentina, superior, acabou conseguindo uma vitória justa.
Improvisado na defesa, De Rossi sofreu com o forte ataque argentino (Foto: Reuters)


Fonte: globo.com

0 comentários:

Postar um comentário