sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alemanha e Argentina reeditam a terceira final de Copa do Mundo e desta Véz no Estádio do Maracanã

É quem diria Alemanha e Argentina mais uma vez irão decidir a Copa do Mundo, desta vez aqui no Brasil, isso após 24 anos de ausência nas finais do Mundiais por parte dos albicelestes e de 12 anos por parte dos germânicos. Esse confronto tem muita história, em jogos de Copa do Mundo, foram seis jogos tendo a Alemanha três vitórias, já Argentina teve duas e havendo apenas um empate nos duelos, mostrando certo equilíbrio entre as duas seleções. Ao todo a seleção germânica marcou 11 gols na seleção albiceleste enquanto a mesma marcou cinco sobre os alemães.
Os duelos aconteceram nas seguintes Copas: a primeira em 1958, na Suécia, na primeira fase tendo a Alemanha como vencedora por um placar de 3×1 sobre os argentinos; a segunda só foi acontecer oito anos depois em 1966, na Inglaterra, a partida ocorreu na primeira fase e nessa partida ocorreu o único empate desse confronto, sendo ele em 0×0; O terceiro confronto aconteceu somente 20 anos depois, em 1986 no México, porém desta vez foi o jogo mais importante da Copa, a grande final.  Na oportunidade a Argentina de Maradona e companhia venceram por 3×2 a seleção da Alemanha culminando no bi campeonato mundial da albiceleste.
Quatro anos mais tarde, em 1990, na Itália, Alemanha e Argentina se encontram mais uma vez em uma final de Mundial. Desta vez quem se deu melhor foram os germânicos que impuseram uma derrota por 1×0 sobre os albicelestes e se sagraram pela terceira vez campeões do mundo. O quinto confronto só foi ocorrer em 2006, na Alemanha.
Naquela partida válida pelas quartas de final, germânicos e argentinos fizeram um jogo um equilibrado, a Argentina havia aberto o placar com o zagueiro Ayala, isso no início do segundo tempo, contudo a albiceleste manteve a vantagem até os 35 quando Klose se aproveitou da falha da zaga argentina e cabeceou para gol empatando a partida e levando-a para prorrogação. O empate persistiu e as cobranças de pênaltis foram inevitáveis. Nas cobranças, os alemães se saíram melhores e acabaram derrotando os argentinos pelo placar de 4×2.
Na Copa de 2010, na África do Sul, e novamente Alemanha e Argentina se duelaram em partida válida pelas quartas de final. Vale destacar a presença no banco de reservas de  Diego Armando Maradona que foi colocado como comandante da albiceleste. Diferentemente de 1986 onde se consagrará campeão daquela edição de Copa do Mundo em que havia decidido Maradona não conseguiu dar força suficiente a sua seleção  para baterem os germânicos que com uma goleada acachapante de 4×0 avançaram as semifinais onde encarariam a futura campeã mundial Espanha.
Mas vamos deixar quatro partidas de lado e vamos focar nos dois jogos mais importantes ocorridos com essas duas seleções, as finais de 1986 e 1990.
Maradona se destaca no Mundial de 1986 e ajuda a Argentina a conquistar sua segunda Copa do Mundo. Foto: FIFA
Maradona e companhia levam a Copa do Mundo de 1986
O Mundial de 1986 foi realizado no México e ficou marcado por vários lances inesquecíveis, dentre os quais dois tiveram como protagonista Diego Armando Maradona e sendo que dois ocorreram no mesmo jogo, entre Argentina e Inglaterra válido pelas quartas de final, onde a seleção albiceleste se saiu vencedora por 2×1.
O primeiro lance mais marcante foi a “Mano de Dios”. Após cruzamento feito para grande área Maradona vendo que não alcançaria a bola com a cabeça decide colocar de forma intencional a mão na bola e fazendo com que a mesma fosse desviada em direção ao gol decretando a vitória de sua seleção. Já o segundo lance também protagonizado por Maradona pode ser considerado como uma das mais belas jogadas da história das Copas. Dieguito pega a bola no meio de campo dribla seis jogadores ingleses, inclusive o goleiro Shilton antes de balançar a rede.
Vamos então falar da final desse Mundial. Alemanha e Argentina fizeram uma campanha espetacular até a grande final. Os albicelestes tiveram seis vitórias e um empate com 14 gols marcados e cinco sofridos. Já os germânicos obtiveram quatro vitórias, um empate e uma derrota.
O início de jogo da final foi amplamente denominado pela Argentina, tanto que aos 22 minutos do primeiro tempo em uma cabeçada do zagueiro José Luís Brown a albiceleste fazia 1×0 sobre a Alemanha. Contudo no segundo tempo a pressão sobre os alemães só aumentou, mesmo com a alteração feita por Fraz Beckenbauer, que teve que colocar o atacante Voller, aos 11 minutos o atacante Jorge Valdano marca mais uma vez aumentando o placar para 2×0 para a Argentina.
Mesmo estando atrás do placar os alemães reagiram e aos 28 minutos fizeram o primeiro gol com atacante Rummenigge que encheu de esperança os germânicos em mudar o resultado da partida. E ela só aumentou quando o atacante Voller marcou o segundo gol para Alemanha faltando oito minutos para terminar o jogo. Contudo a alegria germânica durou apenas dois minutos quando Maradona mais uma vez decidiu. Após bela jogada individual, Dieguito passa a bola para o companheiro e meio campista Burruchaga que só teve o trabalho de finalizar e dar a vitória por 3×2 trazendo junto o título mundial para Argentina.
Vale lembrar também que nessa decisão um árbitro brasileiro foi quem comandou a partida, o nome dele é Romualdo Arppi Filho e na final dessa Copa do Mundo. E mais uma vez um brasileiro tem chances reais de apitar essa a decisão do próximo domingo, o senhor Sandro Meira Ricci que já apitou três jogos desse mundial está cotadíssimo para ter sua presença no Maracanã.
Após quatro anos, Alemanha da o troco na Argentina e levanta a taça com uns dos melhores jogadores da seleção, Lothar Matthaus. Foto: FIFA
O troco alemão em 1990
A Copa do Mundo de 1990 foi realizada na Itália e quatro anos depois Alemanha e Argentina viriam a disputar a final do Mundial. Essa Copa ficou marcada principalmente pela falta de gols nas partidas, tendo uma média medíocre de 2,21 gols por jogo. No entanto, algumas surpresas foram aparecendo.
Na primeira rodada de fase de grupos, a Argentina figura uma derrota inexplicável para a seleção de Camarões com o gol histórico de Roger Milla. Além da surpresa de Camarões, a seleção da Costa Rica também fez suas travessuras e acabou derrotando seleções de peso como Escócia e Suécia para chegar as Oitavas de Final. Na edição de 2014, los ticos também fizeram bonito e chegaram pela primeira vez as quartas de final superando a campanha de 90 passando por adversários tradicionais como Itália e Inglaterra.
A Argentina nesse mundial teve enormes dificuldades, mas com muita força e objetivo, os albicelestes obtiveram uma campanha com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Sendo que uma dessas vitórias ocorreu no jogo contra o Brasil pelas oitavas de final, onde os argentinos ganharam com o gol de Caniggia após boa jogada de Maradona, esse que ficou marcado em um lance em que supostamente teria oferecido água com alguma substância que fez mal  aos jogadores brasileiros que de uma hora pra outra deixaram de jogar bola e acabaram perdendo a partida.
Já a Alemanha fez uma campanha quase que irretocável. Ao chegar a final os germânicos fizeram cinco vitórias e um empate. Aquela seleção ficou marcada por ter grandes jogadores como Lothar Matthaus, Jurgen Klinsmann e Rudi Voller que tiveram uma boa temporada em seus respectivos clubes tendo ainda Beckenbauer no banco de reservas para comandar o selecionado.
Além disso, a Alemanha mostrou a que veio nesse Mundial, aplicando duas goleadas ainda na fase de grupos, a primeira sobre a seleção Iugoslávia por 4×1 e a segunda sobre a selecionado dos Emirados Árabes Unidos por 5×1. Dentre as seleções de peso que os germânicos deixaram para trás está à eterna rival Holanda em um jogo emocionante os alemães foram mais eficientes e ganharam dos holandeses por 2×1, mesmo com a laranja mecânica saindo à frente no placar.
A final do mundial se realizou no estádio Olímpico de Roma, e desta vez a Alemanha se impôs dentro de campo, contudo o gol não vinha devido aos erros de finalização. Já Argentina se mantinha no campo de defesa e tentava em jogadas de contra ataque surpreender os germânicos. Começa o segundo tempo, e a toada continuava a mesma, porém aos 20 minutos a albiceleste perde o zagueiro Monzón pelo motivo de expulsão, complicando ainda mais a vida da Argentina.
Contudo a pressão da Alemanha foi fatal para mudar o resultado, faltando seis minutos para terminar a partida, o atacante Rudi Voller faz bela jogada dentro da grande área e é derrubado zagueiro Néstor Lorenzo e o árbitro mexicano Edgardo Codesal apontou para a marca do pênalti para o desespero dos argentinos que saíram de si e tiveram mais um jogador expulso o atacante Dezotti. Então o lateral esquerdo Andreas Brehme foi para cobrança com extrema precisão na batida do pênalti, o goleiro Goycochea foi finalmente vencido ele que vinha se destacando pelo fato de ser um exímio defensor de penalidades.
A Argentina tentou pressionar para empatar a partida, porém por estar com dois jogadores a menos isso não foi possível. Então ao apito final do jogo, a Alemanha se consagra tri campeã do da Copa do Mundo. Agora vamos ver o que vai acontecer no próximo domingo no santuário do futebol mundial, o Maracanã e que vença o melhor.
Igor Castro, 3º ano

Fonte: Teianoticáis

0 comentários:

Postar um comentário